Se sustentabilidade tem a ver com fazer escolhas que não se tornem impraticáveis no futuro, o planejamento sustentável das finanças deve ser interpretado como a busca constante pelo equilíbrio. Nesta época, esse cuidado deve ser ainda maior.
⠀
Fim de ano é sinônimo de festas, férias, 13º salário, presentes, bônus, amigos secretos, viagens, que simbolizam o final de mais um ciclo – e o começo de outro. É também sinônimo de dinheiro saindo da conta (ou do cartão) como se não houvesse amanhã.
⠀
Confira algumas dicas práticas para organizar as finanças neste período:
⠀
1⃣ LISTE TODAS AS RECEITAS. Comece seu planejamento listando todo dinheiro que vai entrar na conta até o fim do ano: salário, décimo terceiro, bônus, participação nos lucros, renda de serviços extras e outras receitas.
⠀
2⃣ MAPEIE DESPESAS FIXAS E CONTAS ATRASADAS. Liste todos gastos do mês. Quanto às dívidas, mapeie os valores, os juros cobrados e o tempo em que a conta está atrasada. Isso vai te ajudar a entender qual priorizar, se necessário.
3⃣ ORGANIZE SEU ORÇAMENTO. No papel ou numa planilha, some o valor dos gastos e das contas atrasadas e compare com as receitas. O dinheiro é suficiente para pagar todas as contas? Se não for, o que priorizar? Se sobrar, para onde vai esse dinheiro?
4⃣ QUITE AS DÍVIDAS. Priorize pagar as contas atrasadas assim que receber seu 13º. Caso não dê para pagar tudo, coloque na frente as com maior valor e as com taxas de juros maiores (geralmente o cheque especial e o crédito rotativo).
5⃣ Guarde para as contas do começo do ano. Logo nos primeiros meses, tem IPTU, IPVA, seguro, licenciamento do carro, material escolar, matrículas e por aí vai. Se possível, aproveite 13º e outras bonificações para guardar dinheiro para essas contas.