Você já ouviu falar em jiu-jitsu? Gostaria de conhecer um pouco mais sobre esta modalidade? Então você está no lugar certo.
Sabemos que existe uma grande variedade de possibilidades no segmento de lutas corpóreas. Considerando isso, o conhecimento de diversas áreas e modalidades é essencial para que você possa escolher a melhor opção para você.
Afinal, apenas tendo afinidade e conhecimento de diversas áreas é que se tornará possível encontrar uma possibilidade que lhe traga bem-estar e qualidade de vida.
É por esses motivos que montamos este artigo de hoje: para você compreender um pouco mais sobre essa modalidade e assim decidir praticá-la ou não. Sendo assim, acompanhe o nosso artigo que vamos lhe explicar tudo.
O que é jiu-jitsu?
O jiu-jitsu nada mais é do que uma modalidade que está intimamente relacionada com as lutas de solo.
O objetivo destes tipos de luta é conseguir atingir a finalização do adversário a partir de golpes como chaves, estrangulamentos ou torções, dessa forma, garantindo que o mesmo fique imobilizado ao seu movimento.
É como se este tipo de modalidade buscasse derrubar o oponente, mas sempre se focando na auto-defesa.
Vale enfatizarmos ainda que o jiu-jitsu foi criado no Japão, porém, possui influências indianas em seu desenvolvimento.
A luta é uma ótima opção para quem procura alguma atividade que proporcione perda de peso e ganho de massa muscular, sem deixar de lado a importância da defesa pessoal.
Como funciona o jiu-jitsu?
As lutas pautam-se na imobilização do adversário, mas sem machucá-lo. Utiliza-se da força e do peso do mesmo contra si.
Diferente das outras modalidades, o jiu-jitsu não visa desconcentrar ou então provocar dor no adversário. Mas sim, o foco está pautado apenas em se defender a partir da imobilização.
A duração das aulas costuma ser em torno de 40 à 90 minutos. Além disso, para que o aluno atinja resultados satisfatórios na prática, é necessário que o mesmo a faça pelo menos três vezes por semana.
Nesta modalidade, são feitos circuitos no tatame, além de flexões e polichinelos.
Dentre os principais movimentos durante a competição, podemos destacar os seguintes: chaves, torções, imobilizações e estrangulamentos.
A pontuação é feita a partir de um cálculo de vantagem e pontos. A vantagem vai para o participante que terminar a luta em uma posição, propriamente dita, de vantagem, totalizando mais um ponto. A regra para receber 1 ponto ser pela vantagem, no entanto, parte-se do pressuposto de imobilizar o adversário por pelo menos 3 segundos.
A vestimenta dos lutadores é contemplada apenas por um short (no caso das mulheres, um short e um top ou uma camiseta) e o conhecido quimono.
Breve história do jiu-jitsu
O jiu-jitsu surgiu a partir da necessidade de preparar os samurais para defesas em que pudessem estar desarmados.
Por essa razão, não se utiliza golpes que proporcionem dor e traumas no adversário. Até porque, considerando a sua origem, este tipo de movimento não traria nenhum resultado para os samurais. Dessa maneira, a defesa e a imobilização são os pontos-chave da questão.
O judô também é outra arte que marca presença nesta modalidade, uma vez que movimentos repetidos em ambas fazem jus a esta relação.
Dessa maneira, os guerreiros precisavam estar preparados para qualquer tipo de ataque. E, além disso, reconheciam que a defesa era muito mais importante do que o avanço para cima do adversário. No primeiro, há chances de vencer. Já no segundo, estando desarmado, seria impossível.
Comece hoje mesmo a praticar o jiu-jitsu
Ficou interessado em começar a praticar o jiu-jitsu? Se sim, então vem com a gente da Ecofit e comece hoje mesmo a praticar este esporte.
Afinal, sabemos o quão importante é incluir a prática dos mais diversos exercícios físicos em nossas rotinas.
Sendo assim, partindo de um ambiente adequado com uma equipe profissional qualificada, podemos dispor para você esta e outras opções de modalidades.
Temos unidades na Aclimação e também em Pinheiros. Conheça hoje mesmo a Ecofit e conheça um novo jeito de se cuidar!