Se você está lendo esse artigo, é muito provável que esteja buscando dicas de como melhorar o condicionamento físico. Ao contrário do que muitos pensam, não é tão difícil assim fazer isso – mas sim, é preciso esforço e dedicação! Exercícios físicos e atividades que colocam o corpo em movimento são o que melhoram o condicionamento e é sobre isso que vamos falar hoje.
Como melhorar o condicionamento físico sentado na frente da TV o dia todo? Impossível! Os exercícios, principalmente os aeróbios e musculares, são os responsáveis por tirar você do sedentarismo e estimular o corpo, melhorando o condicionamento físico e a saúde de modo global.
Caso você não saiba, condicionamento físico (também chamado de aptidão física) nada mais é do que a capacidade que nosso corpo tem de realizar esforços intensos sem limitações, ou seja, quando temos um bom condicionamento físico, sentimos pouco ou nenhum cansaço ou desconforto ao exercer atividades físicas.
Se você está começando agora, é claro que você não pode sair correndo por aí! Seu corpo, que está acostumado a ficar em repouso, precisa ser condicionado aos poucos.
As dicas que daremos a seguir são infalíveis para quem quer aprender como melhorar o condicionamento físico e não oferecem risco à sua saúde, mas é muito importante fazer uma avaliação cardiorrespiratória e de movimento com um professor de Educação Física antes de iniciar os treinos. Assim, ele poderá preparar o cronograma mais adequado para você.
Aprenda como melhorar o condicionamento físico com 5 dicas simples e infalíveis!
1. Vá de escadas
Embora essa dica pareça bastante simples, fará uma grande diferença a longo prazo, especialmente para os sedentários que estão acostumados a se movimentar pouco.
Quem mora ou trabalha até o segundo ou terceiro andar pode trocar o elevador pelas escadas. Quem vai do quarto andar para cima pode chegar até o terceiro andar pelas escadas e ali pegar o elevador.
Conforme seu condicionamento for aumentando, você pode tentar subir mais andares, mas lembre-se sempre de respeitar os limites do seu corpo.
2. Ande
Andar é essencial para o condicionamento físico e é pela caminhada que todos os sedentários devem começar. Como nós dissemos, não adianta querer correr uma maratona se você não consegue nem andar ainda.
Fazer pequenas caminhadas diariamente ajuda muito no condicionamento físico. Se hoje você vai andando até o mercado e chega lá com pouco fôlego, é porque seu condicionamento está ruim. Se você desistir e resolver ir de carro, seu condicionamento nunca irá melhorar e sua saúde ficará cada vez mais prejudicada.
Sempre que tiver oportunidade, troque o carro, o ônibus ou o metrô pelas caminhadas. Andar de bicicleta também é uma ótima ideia!
3. Leve seu cachorro passear
Essa também pode parecer uma dica simples, mas é ótima para quem precisa de uma motivação extra para caminhar. Lembre-se: não há como melhorar o condicionamento físico sem sair do lugar.
Que tal levar seu companheiro de quatro patas para dar uma voltinha todos os dias? Você pode começar aos poucos, andando 10 ou 15 minutos, e aos poucos aumentar o tempo de passeio. Se for com ele no parque, caminhe até cansar e brinque bastante com seu cãozinho. Basicamente, tudo o que fizer você suar vai melhorar seu condicionamento físico.
4. Alimente-se melhor
Imagine que você é um carro e o que você come é seu combustível. Não adianta cuidar do carro e querer que ele pegue longas estradas sem quebrar se a gasolina for de má qualidade.
Seu corpo é seu veículo e você precisa prestar muita atenção na alimentação se quiser ter um bom condicionamento físico. Não adianta trocar o elevador pelas escadas, caminhar e passear com o cachorro se você mantiver uma dieta pouco saudável com muitos doces e gorduras, por exemplo.
Troque alimentos congelados e industrializados por alimentos frescos e naturais. Acrescente ao seu cardápio muito mais frutas, legumes, verduras, carnes magras e peixes e não se esqueça de beber bastante água, pois ela hidrata o corpo e ajuda na eliminação das toxinas.
5. Não se esqueça dos treinos de força
Lembra quando dissemos que para manter um bom condicionamento físico era necessário fazer exercícios principalmente aeróbios e musculares? Aqui estamos falando dos treinos de força. É muito importante que você os intercale com os exercícios cardiorrespiratórios.
Atividades de força são importantes no processo porque elas reforçam a musculatura, os ligamentos, os tendões e as articulações, oferecendo melhor desempenho para realizar as atividades cardiorrespiratórias.
Além disso, treinos de força também ajudam a acelerar o metabolismo e queimar gordura mais rapidamente.