Mais antiga academia ecológica do Brasil, a Ecofit Club vem inovando quando o assunto é economia de energia. Durante o período de planejamento da sua primeira franquia, a Unidade Aclimação, inaugurada em agosto de 2017, foi feita uma pesquisa sobre como outros países, como o Japão, vêm investindo para obter uma real economia por meio de iniciativas sustentáveis.
“Procuramos conhecer as mais modernas opções existentes por aqui e chegamos a diversas novidades de última geração, que estamos trazendo não só para a nova franquia como também para nossa sede. A principal delas é uma solução de climatização que utiliza o sistema Gas Heat Pump (GHP), movido a gás natural”, explica Toni Gandra, fundador da Ecofit Club.
Além de reduzir em até 90% o consumo elétrico do sistema de ar condicionado, a solução atende de forma independente às necessidades de cada espaço da academia. Seu principal diferencial é um recurso que possibilita o reaproveitamento térmico do motor para aquecimento da água que, no caso da Ecofit Club, é usado para pré-aquecer as piscinas e os chuveiros.
“Na Unidade Aclimação, os volumes das duas piscinas totalizam 450 mil litros de água e temos um consumo aproximado de 20 mil litros de água por dia, incluindo também os chuveiros. Nossa expectativa é que 20% da energia consumida pela academia seja gerada por meio deste sistema de recuperação do calor do ar condicionado, o que deve proporcionar uma economia de cerca de R$ 4 mil por mês”, afirma Gandra.
A iniciativa vai ao encontro da filosofia da Ecofit Club de desenvolver não apenas o bem-estar dos alunos, mas também seu comportamento sustentável. Uma das formas de tornar isso possível é apresentar aos clientes novas formas de uso consciente dos recursos naturais, sempre pensando nas próximas gerações.